Creme dental e bochecho com flúor

O flúor pode ser tóxico se ingerido em grande quantidade. A escolha adequada do creme dental é feita individualmente para cada pessoa, por isso consulte seu dentista. Observe sempre se possui flúor em sua composição. Utilize uma quantidade pequena (tamanho de uma ervilha) para a escovação. Não engula a pasta de dente durante ou após a escovação.

Existem três fatores que devem estar presentes para que ocorram as cáries:

Placa bacteriana
Açúcar, para que a placa bacteriana prolifere
Dente pouco resistente (anatomia dental desfavorável)
Para evitar a cárie, portanto, além de remover a placa bacteriana (escovação e uso de fio dental) e de evitar o consumo freqüente de açúcar, pode-se utilizar o flúor que atua fortalecendo os dentes. O flúor é uma substância que deixa mais forte a superfície do dente (esmalte), protegendo-a contra os ataques ácidos da placa bacteriana que podem provocar cárie.

Formas recomendadas do uso do flúor:

Flúor na água de abastecimento da cidade
Flúor nas pastas de dente
Bochechos (diários ou semanais)
Aplicação tópica pelo dentista (flúor em gel)
Obs.: Os bochechos e a aplicação tópica devem sempre ser feitos sob supervisão do dentista; Ao fazer bochechos com flúor procure sempre expelir (cuspir) todo o produto após o uso; Atualmente não se recomenda o uso de flúor sistêmico, ou seja, comprimidos de flúor ou flúor associado a complexos vitamínicos, pois sabe-se que a ação do flúor é de caráter local e tópico.