Imprimir

Escovação Crianças

Crianças

As crianças não desenvolvem a destreza para inclinar a escova em direção à gengiva e escovar todas as faces dos dentes até cerca de 10-12 anos de idade, dependendo da coordenação motora fina da criança e da habilidade de permanecer concentrada na tarefa. Freqüentemente as crianças escovam aleatoriamente, deixando de limpar várias áreas dos dentes.
Fique atrás do seu filho, com sua cabeça presa levemente na dobra do seu braço. Isto lhe permitirá alcançar todos os dentes e manter seu filho estável.

A técnica correta de escovação não é tão importante no começo. Mais importante é o padrão de escovação, assim seu filho aprende a escovar todas as áreas dos dentes.
Comece em uma ponta da boca e trabalhe em direção à outra ponta, lembrando de escovar todas as três faces, a frontal, a superior e a posterior. Inclinar as cerdas da escova em direção às gengivas é importante para remover as placas, uma vez que esta área é um lugar comum para a acumulação de placas. Sempre escove para baixo, nunca horizontalmente.

O fio dental só é necessário entre os dentes que estão em contato. A técnica principal para limpar os lados dos dentes com o fio dental, é enrolar o fio em volta do lado do dente e esfregá-lo para cima e para baixo, chegando levemente abaixo da gengiva.
Chegará o dia em que seu filho desejará escovar seus dentes sozinho—isto é bom. Mas você ainda precisará se envolver para ter certeza de que os dentes são completamente limpos. Vá em frente, deixe-o escovar seus dentes primeiro. Então por sua vez escove completamente todas as faces dos dentes.

A escovação deve sempre ser supervisionada por um adulto. Não deixe seu filho caminhar ou engatinhar com uma escova de dentes na boca. Muitos acidentes foram registrados com crianças caindo com escovas de dente em suas bocas.
A boca de seu filho deve ser limpa pelo menos duas vezes ao dia, preferencialmente à noite e de manhã.

Após o almoço os restos de comida podem ser removidos dos dentes com um vigoroso jato de água. Em caso de lanches doces, recomenda-se escovação adicional.

Antes de deitar é um momento importante para limpar a boca de seu filho, porque o fluxo de saliva diminui, criando um ambiente mais susceptível à cárie.
Em crianças mais velhas, os espaços entre os dentes que se tocam devem ser limpos uma vez ao dia com fio dental.

Uma solução reveladora pode ajudar a identificar a placa nos dentes de seu filho. Esta é uma ferramenta excelente para os pais que estão inseguros se estão fazendo um trabalho adequado de escovação em seus filhos. A solução reveladora, que é aplicada aos dentes com um aplicador de ponta de algodão, colore a placa tornando mais fácil para você reconhecer as áreas que precisam de atenção especial. Seu dentista pode indicar onde adquirir a solução reveladora.