Imprimir

Escovação

Prevenção

Correta higienização com escova e fio dental
Consumo inteligente do açúcar
Uso correto de flúor, para fortalecer os dentes
Acompanhamento da saúde bucal pelo dentista

Escovação
Existem diferentes modelos de escovas dentais, e suas vantagens clínicas são difíceis de estimar devido a grande variação na freqüência, estilo e pressão de escovação. Escovas com cerdas macias, cabeça de tamanho pequena e cabos mais longos, estão relacionados com melhor eficácia de escovação e maior aceitação pelo paciente.

Há também as escovas elétricas, que foram introduzidas nos anos 60, mas com os progressos da tecnologia foram aperfeiçoadas com novos desenhos e movimentos diferentes como rotação, oscilação e vibração. As vantagens das escovas elétricas são: diminuição da força de escovação e aumento da cooperação do paciente. A escovação é feita nas faces livres dos dentes (vestibular ou bucal, palatina ou lingual e oclusal); nas regiões interproximais( entre os dentes), a higienização deve ser feita com o uso do fio ou fita dental, tanto para adultos como para crianças. A utilização de passador de fio dental auxilia a execução da limpeza principalmente em pacientes portadores de aparelhos ortodônticos fixos ou pacientes com próteses fixas que contenham pônticos (dentes suspensos na prótese fixa).

A escovação deve ser feita, idealmente, em um local de boa iluminação e na frente do espelho, pelo menos no período de aprendizagem da técnica correta. Com o tempo, você assimilará a técnica e conhecerá melhor os seus dentes, podendo dispensar o espelho e retomar seu hábito. Sempre com pouquíssimo creme dental, ou até mesmo sem creme dental.

Lave sempre sua escova com água corrente após o uso;
Troque sua escova aproximadamente a cada 3 meses. Após este período as cerdas ficam "amassadas" e já não possuem tanta eficiência para remover a placa bacteriana. Leve sua escova para o dentista ou peça orientação para escolher melhor sua escova. Não esquecer de limpar a língua com a própria escova de dentes ou limpador de língua; além das bochechas( parte interna da boca).

Escovar os dentes um hábito bastante saudável pois ajuda você a enfrentar o dia com mais disposição e um hálito melhor pela manhã. Além disso, procure escovar os dentes sempre após as principais refeições. Ou pelo menos antes de dormir (a escovação mais importante), pois durante a noite o acúmulo de placa bacteriana é maior, devido à redução da quantidade de saliva (que "limpa" a placa), disponível na boca durante à noite.