Imprimir

Doenças cardíacas

As doenças cardiovasculares afetam milhões de brasileiros e é a segunda causa de morte no país. Muitos tipos de Doenças cardiovasculares podem ser prevenidos controlando seus fatores de risco, entre eles a Doença Periodontal.

Para se ter uma idéia, 40% dos pacientes atendidos no INCOR – Instituto do Coração, com endocardite bacteriana, apresentam má higiene bucal.A literatura científica afirma que pessoas com Doença Periodontal são duas vezes mais susceptíveis a doenças cardíacas do que aquelas com gengivas saudáveis!

Pessoas portadoras de febre reumática, prolapso da válvula mitral ou sopro cardíaco, podem necessitar de antibióticoterapia prévia aos procedimentos periodontais. Isto porque durante o tratamento gengival, as bactérias causadoras de doenças periodontais podem alcançar a corrente sanguínea e colocar o paciente em risco para a endocardite bacteriana (inflamação no revestimento e válvulas cardíacas).

Nossa equipe e o cardiologista determinarão se as suas condições periodontais e cardíacas requerem algum tipo de medicamento, antes, durante e/ou após o tratamento.