Imprimir

Erosão ácida

A erosão ácida nos dentes é cada vez mais comum, mas nem sempre visível nos estágios iniciais, estando diretamente ligada às dietas saudáveis e modernas. Ou seja, um cardápio que inclui desde molhos de salada até mesmo isotônicos esportivos, sem falar nos temidos refrigerantes com baixo pH.

A erosão causa sensibilidade dental ao consumir alimentos e bebidas quentes ou frias, aspecto arredondado na superfície do dente e aparência amarelada. Os estágios mais avançados podem incluir uma coloração mais escura dos dentes, rachaduras pequenas nas bordas e sensibilidade intensa. Em casos extremos, os danos causados podem requerer a restauração do dente através de coroas ou mesmo tratamento de canal.

As dicas para evitar o problema podem se concentrar na escovação dos dentes, que deve ser feita imediatamente após consumir alimentos ou bebidas ácidas. Usar creme dental que permita alta absorção de flúor pelos dentes e de baixa abrasividade e evitar ingerir bebidas ácidas lentamente também ajudam na prevenção da erosão.